Sem categoria
Glutamina: quais os benefícios e porquê incluir na rotina?
A glutamina é um aminoácido que desempenha um papel fundamental no funcionamento do organismo, especialmente para aqueles que praticam exercícios de alta intensidade.
Em primeiro lugar, ela é vital para o sistema imunológico, ajudando a fortalecer as defesas do organismo. Isso porque durante atividades físicas intensas, a imunidade pode ficar comprometida, nos deixando mais suscetíveis a infecções e doenças. E é aqui que entra a glutamina, evitando essa queda e garantindo que o corpo esteja preparado para enfrentar os desafios de uma rotina de treinos.
Além disso, a glutamina é uma forte aliada na recuperação muscular e na síntese de proteínas. Afinal, durante o exercício, os músculos podem sofrer microlesões que precisam ser reparadas para que haja crescimento e fortalecimento muscular. E nesse caso, o aminoácido auxilia promovendo a reconstrução das fibras musculares.
Para os atletas, a glutamina ainda ajuda na manutenção da massa magra, preservando e até mesmo aumentando a musculatura, e também contribui para o equilíbrio do balanço ácido-base no organismo, o que é fundamental para o funcionamento adequado das células e tecidos.
Outro benefício importante está relacionado à sua capacidade de melhorar a função gastrointestinal. Ela atua na proteção e reparo da mucosa intestinal, ajudando a manter a saúde do trato digestivo e por consequência um corpo mais saudável de forma geral, pois um sistema digestivo regulado é essencial para uma absorção eficaz de nutrientes e energia.
Viu só como a glutamina desempenha um papel super importante não só na saúde mas também no suporte à prática de exercícios? Motivos não faltam para incluí-la na rotina, então não perca mais tempo, garanta já a sua!